14 janeiro 2014

Tribal Fusion

 A fusão e riqueza desta arte assim como a liberdade para compor as performances deste estilo acabam por tornar dificil de definir o que seria o Tribal Fusion principalmente para quem está conhecendo essa arte agora (como a pessoa que vos escreve por exemplo). 
O que não se pode deixar de observar é que é um  gênero totalmente especial e altamente atraente para quem ama a arte da dança. É notável que a cada dia que passa esse estilo venha conquistando mais e mais adeptos principalmente entre os praticantes da tradicional Dança do Ventre.
 Quando vejo esta dança eu a sinto como um estilo  dotado de peculiaridades onde os movimentos que a compõe  possuem características de fluidez que entram em contraste  com movimentos ágeis e lentos dando uma ar de imprevisibilidade  fazendo com que as performances se bem executadas e regidas pelo bom senso,sejam maravilhosas, intrigantes e repletas de personalidade.

  TRIBAL é a parte que representa o ATS e o FUSION é a parte onde vc pode colocar qualquer outro elemento, ou seja, Tribal Fusion é ATS + algum outro elemento. BY Rebeca Pinheiro.

Esse estilo é uma leitura   moderna de dança do ventre, que  incorpora várias vertentes de dança, misturando elementos de Popping, Hip Hop, Breakdance, 'egípcia' ou 'Cabaret' dança do ventre, ou até mesmo as formas mais tradicionais como o Flamenco, Kathak, Bhangra, Bali, e outros estilos de dança folclórica.
JAMILA SALIMPOUR
  
Dizem que o estilo surgiu no final década de 60, quando a bailarina de dança do ventre Jamila Salimpour (Califórnia - EUA) fez uma viagem pelo oriente e se encantou com a representação da cultura daqueles povos retratada através das danças
 mas  o estilo   começou a ganhar força nos Estados Unidos em 2000 com a  companhia de dança Romani pioneira liderada por Frederique Johnston, com Beth Masse, Mishell Burt e depois Sue Erokan. . Nesses  primeiros anos de Tribal Fusion a forma de dança foi simplesmente chamado de dança do ventre estilo urbano tribal.
 Em 2003 o Tribal Fusion foi amplamente popularizado por Rachel Brice e o Indigo , que se tornou reconhecido internacionalmente.
O Tribal chegou ao Brasil na década de 90 com influencia  ATS, (American Tribal Style) que perdura até hoje, mas aos poucos segue incorporando elementos da cultura brasileira nas coreografias e nos figurinos pois  em cada lugar aonde chega,o estilo  agrega elementos da cultura local. Nesse sentido o estilo promove a conexão de diversas culturas, representando-as sob a mesma ótica e fundamentos próprios do estilo.No Brasil essa conexão se deu com as danças  populares nordestinas como o Maracatu, o Côco, o Cavalo Marinho e o Afoxé são algumas das danças que hoje foram absorvidas ao repertório de movimentos de muitas companhias e bailarinas do país.
   
Rico em dramaticidade e plasticidade, o Tribal Fusion tem conquistado a atenção do público pela audácia em agregar elementos culturais diferentes e pela característica anacrônica: ao passo que evoca personagens míticos e arquetípicos do passado, transportando o público à sua raiz antropológica, também traz elementos contemporâneos muito inovadores enquanto proposta artística, ratificados em uma indumentária tão intrigante quanto a dança, com todos esses componentes convivendo harmonicamente entre si. (Luciana Carlos Celestino)


  ALGUNS TIPOS DE FUSÕES

Fusão dança do ventre + contemporânea: Urban
Fusão dança do ventre + dança indiana: Bellywood
Fusão danças ritualísticas: indiana, africana, egípcia, celta
Fusão dança do ventre + flamenco
Fusão dança do ventre + burlesque
Fusão dança do ventre + danças brasileiras
Tribal gótico
Improvisional Tribal Style: ITS
Fusão dança do ventre + dança polinésia: Bellynesian
Fusão dança do ventre + tango: Bellytango
Fusão dança do ventre + dança asiática (China, Japão, Tailândia)

  
MÚSICA
A Dança Tribal Fusion evoluiu em estreita colaboração com a evolução dos gêneros musicais electronica e do mundo. Os primeiros DJs da Bay Area que contribuíram para a forma incluem Cheb i Sabbah & Bassnectar. O movimento transitam para a música produzida especificamente para bellydancers, também chamados de música oriental, dando origem à criação do gênero música eletrônica Oriental.
 Alguns músicos populares associados com dança do ventre Tribal Fusion são:

     Amon Tobin
     Squarepusher
     Pentaphobe
     Tobias Roberson (baterista)
     Solace (Jeremias Soto)
     Maduro (Músico)
     Helm (Band)
     beats Antique
     Jorge Sacco
     Djinn (Band)
     Raquy & the Cavemen (banda)
     agosto Hoerr
     Natalie Brown eo Shorkestra Alternacirque
  
TRAJES
Elementos adicionais do traje são fortemente influenciados pela natureza da fusão - dançarinos de flamenco fusão vai usar saias de flamenco, dança de fusão burlesque vai usar penas etc traje são frequentemente muito elaborado, com camada sobre camada de tecidos, jóias, franjas, cabelo etc ornamentos . no outro extremo, onde a fusão tem uma forte influência contemporânea, o traje é reduzido a um estilo elegante e minimalista.
 Calças agora são usados ​​por quase todos os dançarina do ventre tribal fusion. Calças básicas vêm em várias cores de algodão lycra com uma mini-saia, faixa, ou franja anexado na cintura. Calças também podem ser feitas a partir de uma variedade de tecidos de malha, colante, ou de veludo.
Fontes: Bellydance Superstar
Web
Wikipédia
Shaman Tribal
Fotos/; Renata Chaves



Um comentário: